quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

HOLODOMOR




  • Causas do Holodomor (A Grande Fome).

Na história do tumultuoso século XX o Holodomor de 1932-33 na Ucrânia ocupa um lugar de destaque.

O extermínio físico em massa de camponeses ucranianos pela fome artificial representou um consciente ato terrorista do sistema político estalinista contra:
  • gente de paz ucraniana,
  • enquanto nação e,
  • contra os camponeses enquanto classe.
Isto não resultou apenas no desaparecimento da numerosa camada de camponeses-proprietários, prósperos e independentes do Estado, mas também das gerações inteiras da população rural.
Foram minadas as bases sociais da nação, as suas tradições, a sua cultura espiritual e a identidade.
O objectivo primordial da organização da fome artificial consistiu em abalar a base social da oposição dos ucranianos ao poder comunista e em manter o controle total por parte do Estado sobre todos os grupos sociais da população.

Os investigadores referem-se ao período compreendido entre Abril de 1932 e Novembro de 1933. No decurso daqueles 17 meses, isto é, durante cerca de 500 dias, morreram milhões de pessoas na Ucrânia.
O pico do Holodomor foi na Primavera de 1933,
na Ucrânia morriam de fome:
  • 17 pessoas por minuto,
  • 1000 por hora,
  • =ou- 25000 por dia.
Não foi um fenómeno natural ou social, mas sim, o resultado do terror pela fome desencadeado deliberadamente pelo poder totalitário, isto é, um genocídio.


Consequências do Holodomor.
As regiões mais afectadas pela fome foram as antigas regiões de Kharkiv e Kyiv (as actuais regiões de Poltava, Sumy, Kharkiv, Cherkasy, Kyiv, Zhytomyr),Contando com as vítimas indirectas (mortes por inanição física completa, tifo, intoxicações gastrointestinais, canibalismo, repressões, suicídios motivados pelas perturbações psíquicas e todo o colapso social).
As estatísticas mais exatas não conseguem transmitir a profundidade e o alcance das consequências sócio-económicas, políticas, morais e psicológicas do Holodomor, da tremenda arbitrariedade das estruturas do poder e dos muitos casos do fenómeno vergonhoso para o homem, o canibalismo.
fontes:
História do Mundo
Wikipedia


Onde entra Deus nisso?

Em lugar nenhum é claro, mas a maioria das pessoas sempre quer arrumar um culpado pra tudo.
Por que Deus permitiu ... Deve ser castigo... ou bla bla bla...
Apague isso de seu coração.
Um Deus cruel e vingativo foi fabricado dos sentimentos humanos para dominar o outro, sob medo e terror.
Jesus veio para mostrar que Deus é:
  • Amor,
  • Perdão e,
  • Misericórdia.
E que Deus e o próprio Jesus não se ofendem, nem se vingam.
Jesus perdoou os que o crucificaram"Então, Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam."Lucas 23:24 e pediu a Deus isso também: "Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem."Lucas 23.34

Holodomor foi uma tragédia puramente humana, originada da maldade que há em nós, das más escolhas dos caminhos, da febre de conquista,poder,ganância e a indiferença e outros genocídios aconteceram, mostrando que o homem não consegue viver em paz com seus semelhantes. "Melhor {é} a sabedoria do que as armas de guerra, mas um {só} pecador destrói muitos bens."Ecl 9:18



Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.(Mateus9:12,13)

...

Um comentário:

  1. Mirza, quando aconteceu a tragédia no Haiti, uma blogueira escreveu no twitter que aquilo provava que Deus não existia. A resposta que dei à ela, ela parou de falar besteira. Disse-lhe: "Se você não acredita na existência de Deus, como pode culpar alguém que não existe?"
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir

VIVA VIDA!
VIDA VIVA!