segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CARNAVAL




A cidade e o país estão a viver os dias de Carnaval em que centenas de milhares de pessoas entregam-se às alegrias de uma festa marcadamente pagã.
O carnaval faz lembrar a narrativa bíblica que descreve a folia do povo de Israel diante do bezerro de ouro: "o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantaram-se a folgar". (Êxodo 32.6).

Pensando no carnaval de nossos dias, há de notar-se que não se trata de uma festa nova.Entre antigos egípcios, gregos e romanos havia festas semelhantes a ele em honra a divindades de cada cultura.
  • No Egito, em honra ao deus Ápis;
  • As bacanais na Grécia e na Roma antigas, em honra a Baco,
  • As saturnais, em homenagem a Saturno ou Dionísio
  • E as lupercais, em honra ao deus Pã.
Essas festas populares assemelha-se ao carnaval dos dias atuais, em que todos se igualavam não nas virtudes mas nos vícios, não na nobreza de sentimentos, mas na baixeza de costumes.
Hoje as autoridades, em vários lugares, fazem distribuição de "camisinhas", com intenção alegada de evitar graves doenças e gravidez indesejada, mas isso em verdade acaba estimulando a promiscuidade e a prostituição.

A Igreja Católica pretendeu mudar as feições do carnaval, fazendo-o ocorrer antes da Quaresma, por isso que ele recebe o nome de "carnevale", "abstenção da carne", proibição de carne.
Todavia, o carnaval continuou a ser, conforme a tradição das bacanais e saturnais d'antanho, a festa da carne, da licensiosidade, da máscara, da mentira.

Carnaval – festa aparentemente limpa e própria à expressão de alegria e fantasia de nossa gente.
Tudo em nome da alegria?
Esta em realidade não existe, pois a verdadeira alegria vem de dentro, do conhecimento da palavra e amor de Deus.
O pecado não esta no Carnaval e sim nas pessoas.


Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento."(Eclesiastes 11.9).

...

Um comentário:

  1. Ola Mirza, lindo e muito alegre o seu blog. parabens.
    Estou seguindo seu blog – visite o nosso também.
    Temos também uma Rede Social Cristã, onde você poderá ter a sua página para divulgar o lindo trabalho do seu blog. Entre em http://doutrinacrista.ning.com/ e seja membro.
    Fique na paz de Cristo.
    A ideologia não se mantém pelo que você domina, mas com o que você pensa e idealiza (LC).
    Grande abraço
    Luiz Clédio

    ResponderExcluir

VIVA VIDA!
VIDA VIVA!